segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Constelações od verão

Caso você já conheça os nomes e posições das sete famosas estrelas da constelação de ORION, pode pular sem medo esse parágrafo. Caso contrário, saiba que ORION tem um aspecto notável no céu, devido às três estrelas que formam o chamado “cinturão” (conhecido no folclore brasileiro como “3 Marias”).

Agora você pode identificar mais estrelas, tomando ORION como uma base eficiente: antes de qualquer coisa, dê uma olhada numa porção mais ampla do céu noturno, como ele aparece no verão para um observador no hemisfério sul.

Bem, vamos começar a primeira busca pelas estrelas fora de ORION: passando uma linha ao longo do cinturão e prolongando-a uns 20 graus para leste você encontra a estrela de maior brilho aparente do céu, chamada Sirius (existem estrelas com brilho verdadeiro muito maior, mas aparecem mais fracas vistas da Terra, por estarem a distâncias bem maiores que Sirius). Fazendo o mesmo, mas para oeste, há uma região dominada por uma brilhante estrela vermelha, chamada Aldebaran, na constelação de TAURUS.

Aldebaran ocupa uma das pontas de um pequeno “V” capotado, formado por estrelas mais pálidas, conhecido pelo nome de HYADES – trata-se de um aglomerado estelar, pertencente à nossa galáxia, e a 150 anos-luz de nós.

Você pode ver as constelações zodiacais de ARIES, TAURUS e GEMINI (CANCER não é mostrado, pois suas estrelas são bem menos brilhantes que as outras do esquema), e também CETUS, CANIS MINOR, e HYDRA, próximas ao Equador Celeste. Ao norte, tem-se PERSEUS e AURIGA, e ao sul, ERIDANUS, COLUMBA, LEPUS, CANIS MAJOR, e preferindo não confundir o leitor com um esboço complicado demais, você será deixado com as estrelas sem os traços de ligação, nas três constelações que compõem o navio ARGOS: CARINA, VELA, e PUPPIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário