terça-feira, 29 de setembro de 2009

OS COMETAS


Os Cometas




cometa 1998 J1 (SOHO)



Cometa - Do grego: kométes, pelo latim.: cometa.]
Astr. Astro de luminosidade fraca, formado por um grupo de pequenas partículas sólidas, com envoltório gasoso, e que gira em torno do Sol em órbitas elípticas muito alongadas, algumas das quais praticamente parabólicas, e nalguns casos aparentemente hiperbólicas. Na proximidade do Sol, por efeito da pressão de radiação, forma-se em grande número de cometas uma longa cauda, que se estende a milhões de quilômetros.


Introdução

Na antigüidade os povos observavam os Cometas que apareciam e desapareciam de maneira imprevisível, envoltos em uma tênue cabeleira seguida por uma cauda extremamente mutável e por isso mesmo era ''algo'' que supunham viesse transtornar a ordem celeste, algo que temiam e seu aparecimento era portador de aviso de acontecimentos históricos geralmente catastróficos. Desta forma, por séculos sua aparição trazia grande medo e preocupações para os povos.

No século I a.C., o escritor Plínio associou o aparecimento de um Cometa como sendo a causa da sangrenta guerra entre Júlio César e Pompeu.

A mesma coisa aconteceu quando em muitas outras ocasiões, como no ano de 1066, quando Guilherme, Duque da Normandia dito ''o Conquistador'', desembarcou na Inglaterra e matou o Rei Harold II proclamando-se novo rei, foi visto outro Cometa, o qual, sabemos hoje foi o Cometa Halley, o representante mais eminente desta classe de astros, que voltaria a visitar a Terra outras vezes a cada 76 anos.

Superstições à parte, a opinião científica dos sábios antigos sobre a natureza dos Cometas que os nossos antepassados compartilharam foi estabelecida pelo grego Aristóteles lá pelo ano de 350 a.C.

Este grande filósofo formulou a teoria de que tanto os Cometas quanto os meteoros eram meramente fenômenos atmosféricos causados por vapores em ebulição que se desprendiam da Terra, e que eram impulsionados para a atmosfera superior pois que, segundo a concepção de Aristóteles, o Universo era uma sucessão de esferas concêntricas em que os corpos celestes estavam fixados, tendo a Terra como centro. A teoria Aristotélica sobre os Cometas permaneceu durante séculos.

Embora o astrônomo Tycho de Brahe (1546-1601) já tivesse conseguido calcular, quase precisamente, suas enormes distâncias da Terra. Foi somente na Segunda metade do século XVII, com os estudos de Newton e de Halley, se conseguiu saber que os Cometas sofrem a influencia da força de atração do Sol e que suas trajetórias através do céu são muito mais alongadas que as trajetórias dos Planetas.

Até poucos anos atrás pensava-se que os Cometas eram corpos celestes formados por resíduos de matéria cósmica, muito parecidos aos Meteoritos, que vagam sem destino pelo Sistema Solar.

Atualmente, o conhecimento sobre estes astros viajantes tem evoluído sensivelmente, pois que podem ser observados mais de perto por possantes telescópios e até mesmo sondas espaciais enviadas à sua passagem com a finalidade de estudá-los.

Os Cometas são os objetos mais incomuns e impossível de predizer no sistema solar. Eles variam em aparecimento: de pequenas imagens estelares , como pequenos asteróides , para enormes objetos tão luminoso que podem ser vistos ao se aproximarem do sol.

Os cometas são corpos pequenos compostos principalmente de gelo e de várias substâncias como água, gases e grãos de poeira. Esta composição e a natureza das órbitas dos cometas sugerem que eles tenham sido formados antes ou aproximadamente ao mesmo tempo que o resto do sistema solar.

Acredita-se também que os Cometas são fragmentos remanescentes da nebulosa original que formou o Sistema Solar Centenas de milhões de cometas e que podem ser originários de uma enorme nuvem chamada Nuvem de Oort, a qual se acredita que cerca o sistema solar. Mais recentemente, descobriu-se um outro repositário de possíveis cometas localizado no chamado Cinto de Kuiper.

Ocasionalmente os cometas podem partir de Oort quando a nuvem é perturbada talvez pela força gravitacional de uma estrela de transcurso.

Estes cometas entram no sistema solar interno e orbita o sol em longos caminhos elípticos. Vez por outra um destes intrusos pode ser gravitacionalmente influenciados pelos planetas maiores e podem ser puxados em uma órbita menor e mais próxima do Sol com um período de cerca de sete anos. Porém, a maioria dos cometas tem períodos de mais tempo longos.

O cometa de Halley leva aproximadamente 76 anos para completar uma órbita ao redor do Sol, e muitos cometas podem levar milhares ou até mesmo milhões de anos.

A grosso modo, eles constituem-se de gases congelados e poeira cósmica e tem alguns quilômetros de diâmetro.

Ocasionalmente um Cometa é desviado da Nuvem de Oort e é atraído para a órbita solar em uma longuíssima trajetória elíptica.



À medida que o Cometa se aproxima do sol, parte de seu gelo começa a se vaporizar sob a ação do calor, produzindo uma brilhante e reluzente cabeleira, uma imensa esfera de gás e poeira ao redor de um núcleo; uma cauda de gás e outra de poeira, pois que, o vento solar empurra estes gases evaporados para longe da cabeça do cometa e longe do sol. Isto dá ao cometa uma longa cauda luminoso que sempre está em direção oposta ao s

Ao logo do tempo, as pessoas observam o céu com grande interesse, principalmente quando se tem notícia que um cometa pode ser visto. Todavia, nos primórdios dos tempos as pessoas olhavam o céu com interesse, mas porque era crença que eles tinham uma influência má nos negócios humanos; em particular, era pensado que eles prediziam pestilências, guerras, e morte.

Foi somente no século XXVII que eles começaram a ser melhor entendidos e, salvo algumas excessões, os mitos de mal agorou ficou apenas no imaginário popular.




Cometa Halley


Em 1682 apareceu um cometa e foi observado pelo astrônomo Edmond Halley. Ele estudou os cálculos e escritos de 24 cometas que tinham sido vistos de vez em quando desde 1337 e calculou suas órbitas. Ele achou que os cometas de 1531, 1607, e 1682 percorreu quase os mesmos caminhos, e assim concluiu esses eram todos o mesmo cometa e que voltaria a aparecer aproximadamente no ano de 1758.

A previsão de Halley se apresentou estar correta, porque o cometa apareceu por aquele ano, entretanto o próprio Halley não viu isto; ele havia morrido em 1742.

Pela primeira vez os cientistas perceberam que cometas podem nos visitar regularmente, e o grande cometa foi depois nomeado de Halley. Apareceu em 1910, e mais recentemente em 1982 apareceu muito distante da Terra como um ponto muito lânguido perto de sua posição esperada, e em sua órbita ao redor do sol em 1986.

Um comentário:

  1. Gostei muito desse assunto, serviu bastante pra minha feira de ciências que é sobre o cometa halley :D
    muito obrigada :*

    ResponderExcluir