quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prezados colegas,

Em plena Semana Nacional de CT faleceu hoje o professor Maurice Bazin um cientista, educador e grande divulgador da ciência e que, em particular, contribuiu muito para a criação de museus de ciência no Brasil, tendo sido o principal impulsionador do pioneiro Espaço Ciência Viva, no Rio de Janeiro. Estou enviando a vocês o Obituário de Maurice, feito pela profa. Susana Souza Barros, solicitando sua difusão.



O Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/SECIS do Ministério da Ciência e Tecnologia lamenta profundamente o falecimento de Maurice Bazin e destaca a relevância de seu trabalho de anos em prol da educação científica e da divulgação da ciência no Brasil.



Abraços


Ildeu de Castro Moreira

Diretor - Departamento de Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/SECIS

Ministério da Ciência e Tecnologia.






OBITUÁRIO



Maurice Jacques Bazin (1934 -2009)



Nasceu em Paris, França. Formado na École Polytechnique de Paris. Ph.D. em física nuclear experimental de altas energias pela Stanford University em 1962. Docteur en Sciences, Université de Paris, França,1975.  Honorary Doctor of the University, Open University, Inglaterra, 1993.

Até 1975, foi professor das Universidades de Princeton e Rutgers(USA).

Coordenou oficinas de treinamento de professores de Ciências em vários países da América Latina e África através da UNESCO. Nos anos '70 e '80 foi correspondente da revista Nature, em Portugal e no Brasil. Na década de '80, foi professor do Departamento de Física da Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde colaborou intensamente com o Professor Pierre Lucie, dedicando-se à melhoria do sistema de ensino de física básica. Foi pioneiro na divulgação científica, tendo participado ativamente na fundação do primeiro museu interativo de Ciências do Rio de Janeiro, Espaço Ciência Viva. Nos anos '90 distribuiu o seu tempo entre o Teacher Institute do Exploratorium, as Oficinas Comunitárias de Ciência na Califórnia e no Brasil, onde organizou treinamentos de professores de ciências e participou da revista Ciência Hoje das Crianças.

Foi também membro da Comissão Científica do Pavilhão dos Conhecimentos - Centro Ciência Viva de Lisboa, Portugal.

Colaborou com o jornal A Noticia de Santa Catarina e no jornal da comunidade do Campeche onde foi também diretor de educação e cultura da Associação dos Moradores (AMOCAM). Como consultor do Instituto Socioambiental (ISA), assessorou os povos indígenas do Alto Rio Negro no reencontro de suas etnomatemáticas. Membro do Instituto de Politica Linguistica (IPOL) assessorou o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Florianópolis.

Ate o final de sua vida, seus interesses sempre presentes por uma sociedade mais justa e um mundo viável para todos, levaram-no a interagir fortemente tanto nos sistemas educacionais como no seu entorno imediato, envolvido com problemas da comunidade.

Retornando ao Rio de Janeiro voltou a colaborar ativamente com o Espaço Ciência Viva e deu assessoria aos professores de Física no Instituto Nacional de Surdos Mudos. Seus amigos e seus ex-alunos lembrarão sempre do amigo Maurice, sorridente, sempre intenso e ativo, cujos interesses múltiplos o levavam a interagir e participar de tantos projetos socioeducativos bem sucedidos.

Faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos e deixa três filhos e uma filha adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário