terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os planetas em janeiro de 2010

Mercúrio. No início do mês, em 4 de janeiro, o planeta estará em conjunção inferior com o Sol, quando será praticamente invisível. Em meados do mês, será visível a leste no céu oriental, antes do nascer do Sol, muito próximo ao horizonte, na constelação do Sagitário (magnitude: +0,5). Em 27 de janeiro, o planeta alcançará a sua máxima elongação oeste (24,8ºW).
Vênus. Até meados do mês, o planeta será visível no céu matutino na constelação do Sagitário (magnitude: -3,9). Em 21 de janeiro, Vênus alcançará a sua conjunção superior com o Sol, quando estará muito próximo do Sol para ser observado.
Marte. Planeta será visível durante toda a noite no céu, antes de alcançar a sua oposição ao Sol, no dia 29 de janeiro, na constelação do Câncer (magnitude: -0,9).
Júpiter. No início do mês, será visível como astro vespertino, depois do pôr do Sol, ao anoitecer. No fim do mês, o planeta estará em conjunção superior com o Sol, em 28 de janeiro, portanto muito próximo do Sol, sendo praticamente invisível (magnitude: -1,9), na constelação do Aquário. Sua oposição vai ocorrer em 21 de setembro.
Saturno. Planeta visível (magnitude: +0,8), no céu matutino antes do nascer do Sol, na constelação da Virgem. O planeta alcançará a sua oposição ao Sol no dia 22 março e a conjunção superior em 01 de outubro.
Urano. Planeta será observável no céu vespertino na constelação dos Peixes (magnitude: +5,9). Sua conjunção superior vai ocorrer no dia 17 de março e a sua oposição em 22 de setembro.
Netuno. Planeta visível no céu crepuscular, depois do pôr do Sol, na constelação do Capricórnio (magnitude: +8,0). Sua conjunção superior vai ocorrer no dia 14 de fevereiro e a sua oposição no dia 20 de agosto.
Plutão. Planeta anão visível muito baixo do lado leste, antes do nascer do Sol, na constelação do Sagitário (magnitude: +14,1).

Um comentário: